quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Notícia sobre: 1.1.5- Considerações gerais sobre desenvolvimento (Obama alerta para a crescente desigualdade que ameaça o sonho americano)

"O Presidente dos EUA, Barack Obama, alertou hoje que "o sonho americano está em risco" devido à crescente desigualdade económica no país e criticou o "défice de oportunidades" que afeta os cidadãos.
Ao discursar no Centro para o Progresso Americano, na capital norte-americana, Obama realçou que "as tendências combinadas da crescente desigualdade e decrescente mobilidade representam uma ameaça fundamental para o sonho americano".

Para quantificar o alerta, Obama exemplificou: "Desde que acabei o ensino secundário, em 1979, a nossa produtividade aumentou mais de 90%, mas o rendimento da família média subiu menos de 8%. Os 10% (das famílias) com mais rendimento, que representavam um terço do total, agora concentram metade" deste rendimento.

Lamentou em consequência que a mobilidade social nos EUA seja menor  do que a que existe em outros países considerados ricos, como Canadá, França  ou Alemanha, e tenha um nível de desigualdade que esteja ao nível de países  "como Jamaica e Argentina"."

Fonte: Jornal de notícias, 2013-12-04

Sem comentários:

Enviar um comentário